sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ATIVIDADE 3.6 - MODELO DE AULA DO PORTAL DO PROFESSOR COM O USO DE MÍDIA DIGITAL E VÍDEO.

 

Autor e Coautor(es)

Avila de C. Gonçalves imagem do usuário
BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental InicialLíngua PortuguesaLíngua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivo Geral

Desenvolver a imaginação e a escrita dos alunos com a utilização de vídeos.

Obetivos específicos:

  • Estimular a criatividade dos alunos;

  • Instigar a imaginação dos alunos;

  • Cria uma história por meio de vídeo;

  • Discutir a importância do vídeo como uma ferramenta para a aprendizagem.

Duração das atividades
1h e 30 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios, apenas que os alunos saibam escrever.

Estratégias e recursos da aula

Material para ministrar a aula

Para a aula proposta sugere-se utilizar o vídeo que tem por título: O Patinho que Queria Voar, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mHPNIAjwbu8 , este vídeo é atrativo, divertido e muito animado.

Imagem de cena do vídeo
De: LLNRSG 16 de setembro de 2007 109278 exibições

Categoria:

Filmes e desenhos

Palavras-chave:

desenho; patinho

Duração:

5 min e 58 s

Breve resumo do vídeo

O vídeo conta a história de um patinho que queria voar, contudo não podia, pois tinha os pés muito grandes. Ele tentava, tentava, mas não conseguia e seus amigos faziam piadinhas dele e riam dele. O patinho ficou triste e entrou numa aula para aprender a voar, porém o professor queria come-lo. O Patinho correu muito e caiu de um penhasco, antes dele chegar ao chão, seus pés se abriram e serviu como asas. Então o patinho ficou muito feliz, pois podia usar seus pés para voar.

1º momento da aula.

Neste primeiro momento é interessante levar para a sala de aula o vídeo descrito acima. Deixe os alunos assistirem só uma parte do vídeo e detalhe, sem o áudio. Pois a proposta é desenvolver a criatividade dos alunos. Assim, passe para a turma 2 ou 3 minutos do vídeo e deixe os alunos refletirem sobre o que viram.
Faça algumas perguntas para os alunos como:
o que vocês acharam desta parte do vídeo?
Vocês gostaram?
O que vocês acham que vai acontecer com o patinho?
Leve o aluno a refletir sobre possibilidades que podem acontecer no resto da história e assim aumentar a criatividade da turma na realização da atividade.

1ª atividade

Depois de terem assistido a primeira parte do vídeo, peça aos alunos para escreverem o que irá acontecer no resto do vídeo. O aluno vai, na verdade, narrar o resto da história.

2º momento da aula.

Agora é hora de deixar a turma assistir todo o vídeo, contudo, ainda sem o áudio. Desta forma, os alunos poderão refletir sobre o final da história feita por eles mesmos na atividade anterior.

2ª atividade.

Peça aos alunos para, agora, contar toda a história vista no vídeo.  Desta forma eles terão uma visão mais completa da história e enriquecerão sua imaginação. Sem o áudio os alunos construirão uma história baseada no vídeo, mais explicitamente, baseada nos movimentos e expressões corporais dos personagens. Os alunos deverão escrever, em seu caderno, toda a história que eles mesmos produziram, a fim de facilitar aos mesmos na hora da socialização da atividade.

3º momento da aula.

Socialize as histórias produzidas pela turma. Deixe os alunos comentarem seus trabalhos e discutirem com os colegas o que acharam do vídeo e o que imaginaram.
Ao fim da socialização das atividades, deixe os alunos assistirem todo o vídeo com o áudio. Dessa forma os alunos poderão refletir sobre a história que produziram e fazer comparações com vídeo assistido.
UNIDADE 4 – ATIVIDADE 4.6 B
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A AINTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

            O referido projeto poderá ser adaptado de acordo com a necessidade que a turma apresentar, junto ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
            Devem ser constantemente priorizadas as atividades de leitura, contação de histórias, manuseio de jogos, registros dos alunos, desenvolvimento da oralidade, músicas e dramatizações infantis, fantoches... enfim, tudo que permita o contato do aluno, de forma lúdica com o universo escrito!
            Não esquecer as mídias digitais e tecnologias que podem tanto encantar os alunos em fase de alfabetização !