domingo, 26 de agosto de 2012

UNIDADE 3 - ATIVIDADE 3.2 - NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS.

Existe no portal do professor uma aula com o título “Trabalhando a produção do texto digitado”. Lá você poderá encontrar as modalidades em que podem ser trabalhadas em turmas de diferentes níveis de ensino. O trabalho com a produção de texto digitado é uma estratégia para o aluno escrever de uma forma inovadora e diferente do cotidiano da sala de aula, onde os alunos lidarão de perto com o uso de tecnologia e mídia digital. Veja em : portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html
Após visualizar o site acima, no campo busca, digite : "TRABALHANDO A PRODUÇÃO DO TEXTO DIGITADO". 
 E boa aula !!!
 

Atividade 3.1 - Conhecendo objetos em multimídia. Vídeo do professor Lucas Ciavatta, bloco "O Passo".

Conhecendo objetos em multimídia. Entrevista com o professor Lucas Ciavatta.


UNIDADE 3 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ATIVIDADE 3.1 – CONHECENDO OBJETOS EM MULTIMÍDIA
Após ler a entrevista do professor Lucas Ciavatta e assistir seu vídeo no You Tube, pude perceber que é possível, no trabalho com computadores, delegar funções diferentes para os membros do grupo para executar um trabalho que é de todos e de cada um.
No ensino aprendizagem, atualmente, devemos priorizar muito a diversidade para o enriquecimento do conhecimento pessoal e coletivo dos alunos.
Isso é importante quando os alunos compreendem que todos terão em comum um objetivo final que será o ponto culminante de um trabalho, assim cada um contribui diferentemente, colaborando com a harmonia do trabalho conjunto.
Como demonstrou o professor Ciavatta, que usou um método específico para esse trabalho, talvez essa foi a única forma e método de ensino para ele conseguir tal apresentação e compreensão com seus alunos.
É importante que cada professor perceba que, dependendo do que se propõe a ter como objetivo, existirão formas únicas para se conseguir tal objetivo. 
Professora Glauciene Patrícia Pereira de Jesus Assis Pinto.  

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O que é hipertexto segundo você e outros autores ?

         Para mim, hipertexto é uma situação que pode acontecer mesmo no meio falado, dialogado. Conversas e diálogos, sempre remetem a novos assuntos ou interligações de idéias que enriquecem o tema que estiver sendo enfatizado.
         Antigamente, nas comunidades onde não havia internet, muito menos livros, (índios, escravos), o saber era repassado oralmente, permitindo que o aprendizado  e aquisição de novos saberes não ficassem esquecidos. Os mais velhos falavam para os mais novos, que seriam os futuros transmissores do conhecimento para as novas gerações.
         E com o passar do tempo, algumas modificações de interpretação do que foi antes aprendido, colaboram hoje para o aparecimento de novas versões (hipertexto) do tema de conhecimento, seja ele qual for.
         Atualmente, o hipertexto acontece com mais criatividade no meio digital (sites, links), ou através mesmo de consultas a enciclopédias e livros.
         Quando estabelecemos relações lógicas entre um assunto, título, palavra, som, a idéia de hipertexto estará acontecendo, até mesmo por meio de descobertas individuais sobre um tema.

Conceito de outros autores para hipertexto :
 A utilização do hipertexto é um convite para uma nova relação com o texto. Antes mesmo da existência física do mesmo, a necessidade de mudanças na concepção dos papéis do autor e do leitor, do livro e do texto, foram amplamente discutidas pela teoria crítica literária por autores como Jacques Derrida (1985), Michel Foucault e Roland Barthes (1974, 1979). Havia uma insatisfação não só com a linearidade do texto, mas com todos as conseqüências que a organização da informação na página impressa gerava, em especial, com a hierarquização do pensamento.
Como Barthes, Michel Foucault concebe, em seu livro A Arqueologia do Saber, o texto como uma rede formada por interconexões, onde as fronteiras não são nunca bem definidas, sendo captadas em um sistema de referências a outros livros, outros textos, outras frases;... um nó em um network, um sistema rizomático..


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Navegar por hipertextos é uma aventura de conhecimentos ! Conhecemos cada vez mais, assuntos novos e atualizados. É interessante perceber cores, formas, tipos de textos, assuntos... com muita rapidez e sempre podendo retornar aos sites, com muita facilidade. Os links ajudam a fazer as conexões cada vez mais velozes e isso permite um ganho de tempo e de informações na praticidade de um click. O uso da internet desperta interesse de pessoas de todas as idades, pois seu acesso se torna cada vez mais ampliado e ninguém poderá privar-se do direito ao conhecimento, aprendizagem e acesso a informações. Particularmente, gosto de lidar com computadores e quando executo uma tarefa, sou organizada e priorizo as informações do assunto pesquisado. Pude perceber que o conceito de hipertexto, segundo a WIKIPÉDIA, pode ser entendido como um texto dentro do outro, com informações afins. Esses textos assim interligados, facilitam a pesquisa do internauta, este que pode perceber novos textos conforme o tema principal da sua pesquisa. Algumas características do hipertexto na era digital são : intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade, organização multilinear.

PROJETO COM O USO DE TECNOLOGIA

Unidade 1 - Atividade 4
Projeto Cantando e Aprendendo.
Tema : Música.
Conteúdos envolvidos : Português / Matemática.
Número de professores : 1.
Número de alunos : 34.
Tecnologias e mídias envolvidas : CD’s, DVD’s, vídeos musicais baixados na internet, uso do site WWW.aventurasmusicais.com.br/registro, onde os alunos podem visualizar e ouvir recursos sonoros e aprender sobre os códigos da música na partitura.
Duração : anual ( desde julho de 2010 ) E. M. Levindo Mariano.
Atitudes dos alunos : interesse pessoal pela música.

            O projeto tem por objetivo o resgate de músicas de cantigas de roda dentre outras, até MPB e internacionais, aprendizagem de partitura e flauta doce, atividades rítmicas e de coordenação motora e coreografias. As aulas acontecem extra-turno, com duração de 1 h.
            Apresentações que já aconteceram :
·        Semana da família na escola;
·        Abertura no Congresso de Educação da rede municipal 2010, no Teatro do Centro Cultural Usiminas;
·        Semana do meio ambiente no Parque Samambaia ( Bom Jardim );
·        Festival de Inglês;
·        Mostra cultural afro e indígena na escola.


Repertório :
Asa branca / Azul da cor do mar / Bambalalão / A barquinha / Passarinho espertinho/ Ode à alegria / Frei Martini / A casa / Imagine / Minha canção / O tesouro / Boa noite / dentre outros.

Repertório natalino : Noite feliz / O natal existe / O papai Noel já vai chegar / Amanhã ó criançada / Ode à alegria / Jingle Bells / dentre outros.

Nome : Glauciene Patrícia Pereira de Jesus Assis Pinto.
Escola Municipal Levindo Mariano.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Atividade 2.6- Unidade 3- Planejando atividade com hipertexto ou internet.

Tema da aula: Cultura africana no Brasil.

Objetivos :
Resgatar historicamente a memória da cultura africana no Brasil, em atendimento à lei 10639/03;

Compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e histórias próprias;

Superar a indiferença e injustiça com os negros comumente submetidos;

Desconstruir por meio de questionamentos e análises críticas comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento.

Etapas das atividades :
Leitura do livro “Menina bonita do laço de fita”,da autora Ana Maria Machado.

Pesquisa em site sobre cultura africana (www.infoescola.com/historia/cultura-africana-no-brasil) para a exposição na feira cultural escolar.

Pesquisa sobre a biografia da autora do livro citado anteriormente.

Pesquisa sobre a biografia de 2 homens e 2 mulheres negras, por exemplo : Cartola(Angenor de Oliveira); Castro Alves ( Antonio de Castro Alves); Chica da Silva ( Francisca da Silva) e Ruth de Souza.
Relatar e divulgar em exposição com cartazes, informações sobre a contribuição dessas pessoas para o Brasil.

Identificação e listagem dos recursos necessários :
Livro para pesquisa ( Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos, autores : KabengeleMunanga e Nilma Lino Gomes) / Video TV Escola,  sobre a historia do livro “Menina bonita do laço de fita”/ Acesso à internet para pesquisa, no link citado acima/ TV/ Cartaz.

Competências e conhecimentos prévios dos alunos se necessário para participar das atividades :
Entendimento histórico da contribuição dos primeiros negros escravos, durante a colonização do Brasil.


Respeito à cultura africana;

Conhecimento da localização geográfica do continente africano;

Avaliação :
Qualitativa e diária, aula a aula.
 Professora : Glauciene Patrícia Pereira de Jesus Assis Pinto.