quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O que é hipertexto segundo você e outros autores ?

         Para mim, hipertexto é uma situação que pode acontecer mesmo no meio falado, dialogado. Conversas e diálogos, sempre remetem a novos assuntos ou interligações de idéias que enriquecem o tema que estiver sendo enfatizado.
         Antigamente, nas comunidades onde não havia internet, muito menos livros, (índios, escravos), o saber era repassado oralmente, permitindo que o aprendizado  e aquisição de novos saberes não ficassem esquecidos. Os mais velhos falavam para os mais novos, que seriam os futuros transmissores do conhecimento para as novas gerações.
         E com o passar do tempo, algumas modificações de interpretação do que foi antes aprendido, colaboram hoje para o aparecimento de novas versões (hipertexto) do tema de conhecimento, seja ele qual for.
         Atualmente, o hipertexto acontece com mais criatividade no meio digital (sites, links), ou através mesmo de consultas a enciclopédias e livros.
         Quando estabelecemos relações lógicas entre um assunto, título, palavra, som, a idéia de hipertexto estará acontecendo, até mesmo por meio de descobertas individuais sobre um tema.

Conceito de outros autores para hipertexto :
 A utilização do hipertexto é um convite para uma nova relação com o texto. Antes mesmo da existência física do mesmo, a necessidade de mudanças na concepção dos papéis do autor e do leitor, do livro e do texto, foram amplamente discutidas pela teoria crítica literária por autores como Jacques Derrida (1985), Michel Foucault e Roland Barthes (1974, 1979). Havia uma insatisfação não só com a linearidade do texto, mas com todos as conseqüências que a organização da informação na página impressa gerava, em especial, com a hierarquização do pensamento.
Como Barthes, Michel Foucault concebe, em seu livro A Arqueologia do Saber, o texto como uma rede formada por interconexões, onde as fronteiras não são nunca bem definidas, sendo captadas em um sistema de referências a outros livros, outros textos, outras frases;... um nó em um network, um sistema rizomático..


Nenhum comentário:

Postar um comentário