domingo, 20 de maio de 2012

                      FICHAMENTO



                       Nome do programa : Os clássicos da literatura na alfabetização.

                      Áreas do conhecimento envolvidas : Compreensão e valorização da cultura escrita; planejamento da fala em situações formais; leitura  e interpretação de texto, escrita e registros de forma geral.

                      Recursos utilizados : livros de literatura infantil, filmes, uso da biblioteca, registros do aluno, atividades extras planejadas pelo professor.

                      Síntese : As estratégias apresentadas para esse trabalho de alfabetização e que podem se tornar referência para prática pedagógica, contribuem na aprendizagem do educando quando o levam a conhecer o espaço da biblioteca escolar e seu acervo de histórias infantis, a observação da criança em sua casa, buscando ler livros que possam lá existir, escolha de clássicos infantis pela professora ou pelos alunos para serem lidos na sala de aula, informações contidas na capa do livro : título, autor(a), ilustrador (a), editora, interpretação da história pelos alunos, ilustrações e registros feitos pelo aluno sobre o texto lido.

                     Tornam-se importantes para esse trabalho, a escrita com o uso de recursos como lápis e cadernos, cartazes e também livros, estes que são fundamentais no desenvolvimento de atividades individuais, onde o educando se afirma como construtor de seu desenvolvimento de alfabetização, paralelamente à mediação e intervenção do professor, este que observará sempre as fases de desenvolvimento dos educandos.
              
                      Sempre deverá ser oportunizado ao aluno o contato com diferentes tipos de textos e seus suportes ( livros, revistas, anúncios, receitas, etc. ), que permitam o enriquecimento do processo de alfabetização, gosto pela leitura e escrita.

Professora : Glauciene Patrícia Pereira de Jesus Assis Pinto.
O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA

O que essa tecnologia oferece de novo ?
  • Informações para ajudar a resolver os problemas do dia a dia, desenvolver habilidades de raciocínio de maneira criativa.

Será necessário mudar a prática pedagógica ?
  • Não. As tecnologias vêm inovar a prática pedagógica, dando uma nova visão, é como se uma casa fosse pintada com uma nova cor.

Quais as contribuições para a aprendizagem dos alunos ?
  • Despertar maior interesse do aluno, proporcionar estímulos que captem maior atenção, concentração e rendimento escolar.

E para o dia a dia do professor ?
  • As tecnologias vêm proporcionar ao professor o uso de informações atuais, ilustrando as aulas expositivas, com a demonstração de exemplos mais práticos que sejam pertinentes ao tema de estudo.

ATIVIDADE 1.1- QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ.

Unidade 1 - Atividade 1
Quem sou como professor e aprendiz

       O ato de ensinar deve ser minucioso, rico em detalhes que informem, ensinem e ilustrem o tema de estudo. Ao ensinar, deve-se visar o interesse do aluno e sua percepção frente ao estudo, estes que irão de encontro aos objetivos antes estabelecidos.
Ensinar é uma missão nobre, sempre responsável que não leve à frustração frente às dificuldades e desafios ,mas que os alunos se sintam encorajados a superá-los.Assim percebo que minhas ações ao ensinar tenham objetivo, foco, resultado, superação.
       Constantemente seremos, os professores, profissionais aprendizes frente às facetas humanas que nos são apresentadas.
       Aperfeiçoamentos periódicos nos tornam aprendizes de novas técnicas, inovações tecnológicas e conteudistas, pois o mundo se recicla, visando mais interações, novas percepções e aprendizagens  profissionais.
       Quando me tornei professora responsável pela sala de mesa pedagógica ( vespertino ), me vi desafiada a essa nova tendência tecnológica na escola, não perdi a oportunidade oferecida e pude me superar em algo que antes achava distante de minha atuação ao ensinar.
       Tenho muito interesse por práticas tecnológicas que interfiram no ensino-aprendizagem.