domingo, 9 de setembro de 2012

ATIVIDADE 3.2 - Navegando por vídeos e outras mídias

MODELO DE AULA DO PORTAL DO PROFESSOR-MEC : TRABALHANDO TEXTO DIGITADO.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino MédioLíngua PortuguesaProdução, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental FinalLíngua PortuguesaAnálise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Educação de Jovens e Adultos - 2º cicloLíngua PortuguesaLinguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental InicialLíngua PortuguesaLíngua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer as características peculiares a um texto digitado;
  • configurar um texto escrito para as normas tradicionais a um texto digitado;
  • produzir um texto (argumentativo) no Word, configurando-o da maneira necessária.
  • ler um texto digitado, observando as normas de configuração.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para que a presente aula se efetive, é indispensável que professor e alunos conheçam e dominem o software Word, do Microsoft Office. Esse programa é responsável por hospedar e permitir a digitação/configuração da maioria dos textos escritos. Dessa forma, dominar o Word é conhecimento prévio para as atividades que se seguem.
Estratégias e recursos da aula
AULA 01
Conhecendo as características de um texto digitado
Introdução: haja vista a quantidade de pessoas que já possuem acesso a um computador, constitui-se, no ambiente escolar, prática comum a entrega de trabalhos avaliativos e produções textuais na modalidade digitada. Cada professor tem a sua forma de avaliar/aceitar esse tipo de linguagem, no entanto, o texto formal, quando digitado, deve seguir algumas regras estabelecidas.
A presente aula deve ser desenvolvida no laboratório de informática ou em um local que possua um aparelho de datashow.
Demonstre aos alunos, por meio de exemplos retirados de suas próprias produções e cadernos que, quando escrevemos um texto no papel:
  • devemos respeitar as margens da página;
  • é preciso utilizar todo o espaço da linha (a não ser que a frase termine);
  • é necessário respeitar as recomendações quanto a escrever a caneta ou a lápis;
  • devemos utilizar uma caligrafia legível para o entendimento do leitor.
Após essa explanação, reproduza, no datashow, os seguintes fragmentos de textos digitados (como exemplo, dois parágrafos do conto "A terceira margem do rio", de Guimarães Rosa:

Erros mais constantes em textos digitados (utilizados no ambiente escolar):

  • o desrespeito ao alinhamento à direita do texto (não justificado);

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

  • o desrespeito à cor preta como padrão de um texto digitado de caráter formal;

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

  • o desrespeito quanto às fontes convencionadas como padrão para um texto digitado de caráter formal;

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

  • o desrespeito ao recuo da primeira linha para a configuração de uma parágrafo, bem como a inserção de uma linha em branco ao final do mesmo.

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

A partir dos fragmentos expostos, os alunos compreenderão que o texto digitado deve respeitar:
  • as margens da página (justificar o texto);
  • a fonte padrão (Times New Roman ou Arial);
  • o tamanho da fonte padrão (12);
  • o recuo da primeira linha do parágrafo;
  • a cor padrão para o texto (preta).

ATIVIDADE 02
Configurando um parágrafo digitado
A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
Você deverá digitar um ou dois parágrafos de um texto qualquer, salvá-lo em um pendrive, e abri-lo nos computadores que serão utilizados pelos alunos.
Se não houver computadores suficientes para todos, agrupe os alunos em pequenos grupos.
O texto que você construirá deverá estar desconfigurado quanto à:
  • fonte;
  • tamanho da fonte;
  • alinhamento de margem;
  • parágrafo;
  • cor do texto.
Todos deverão ter acesso ao texto desconfigurado. Ele será o material de trabalho para essa atividade.
Os alunos (ou o grupo) deverão formatar o texto, mediante a configuração padrão. No laboratório de informática, permita que eles demonstrem para os demais, seus textos totalmente configurados.

Exemplo de texto configurado:

http://thymad-palavrasincertas.blogspot.com/2010/07/texto-digitado-01.html 

ATIVIDADE 03
Debatendo sobre a informática e a internet na sala de aula
Para motivar uma produção textual digitada, discuta/debata com os alunos temas que envolvam o ambiente virtual. Exemplos:
  • a internet como meio de pesquisa para trabalhos escolares;
  • o ambiente virtual como um lugar propício ao abuso de menores;
  • o ensino de caligrafia e ortografia x trabalhos digitados.
Na sala de aula, promova um debate. Discuta com os alunos sobre tais pontos, motivando-os a argumentar sobre os mesmos.
Peça que os alunos anotem os argumentos que julgarem mais interessantes/pertinentes. Serão necessários para a produção de texto da atividade anterior.

ATIVIDADE 04
Produzindo um texto digitado
A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
A partir das discussões e debates empreendidos na atividade anterior, bem como das anotações feitas pelos alunos, os mesmos deverão produzir um texto argumentativo.
O texto deverá:
  • ser digitado, diretamente, no Microsoft Word;
  • estar configurado de acordo com as características já discutidas;
  • abordar os pontos de discussão debatidos na aula anterior;
  • argumentar contra ou a favor dos argumentos utilizados;
  • ser salvo no computador que foi digitado.
Observação: salve, posteriormente, todos os textos e os imprima para que sejam entregues aos alunos como uma produção de texto convencional.

ATIVIDADE 05
Leitura dos textos produzidos
Com todos os textos imprimidos, promova, em sala de aula, um momento de leitura em que os alunos demonstrarão sua argumentação ao defender/criticar os pontos discutidos na atividade 03.
Ao final de cada leitura, permita, de forma organizada, que os demais colegas perguntem ou questionem os argumentos colocados pelo leitor. Com isso, uma atividade convencional de leitura se transforma em um debate motivador.
Recursos Complementares
Artigo que explica, detalhadamente, como digitar e configurar um texto no Microsoft Word:
http://www.rhportal.com.br/download/apostilas/wordbasico.pdf 
Avaliação
Ao final da presente aula, o aluno deverá ser avaliado quanto à:
  • capacidade de digitar um texto no Microsoft Word;
  • capacidade de formatar um texto, segundo as características necessárias;
  • participação efetiva no debate sobre pontos relativos ao embate informática x sala de aula;
  • produção de um texto no Word, configurando-o;
  • leitura do texto produzido no Word.

Nenhum comentário:

Postar um comentário