sábado, 29 de setembro de 2012

UNIDADE 4 – ATIVIDADE 4.5
PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA 
COM A INTERAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Plano de aula
ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ANIMAÇÃO VISUAL.
Autora : Glauciene Patrícia Pereira de Jesus Assis Pinto.
IPATINGA - MG SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
       Alfabetização
Orientações didáticas para alfabetização




Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Inserir o aluno no universo letrado.
  • Estimular o aprendizado da leitura e da  escrita.
  • Avançar na aquisição da base alfabética.
  • Conhecer as letras e sua organização.
  • Descobrir  o prazer de ler  .
  • Recontar  histórias oralmente.
  • Criar animação visual através do software HAGAQUE, que desenvolve histórias em quadrinhos, estas que serão feitas pelos educandos.
Duração das atividades
Enquanto os alunos tiverem necessidade de conviver com a base alfabética inicial.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Software HAGAQUE.
Estratégias e recursos da aula
Analisar  via diagnóstico de leitura e escrita, o nível de desenvolvimento do aluno quanto à aprendizagem da alfabetização.
 Para ajudá-lo nessa etapa consulte a fonte:
Etapas de desenvolvimento das atividades do projeto :
1)   Instruir os educandos com o método fônico, para perceberem os sons das letras.

2)    Propor jogos que auxiliem na alfabetização do educando.

3)   Atividades de cruzadinha  e ditado.


4)   Possibilitar aos educandos o uso de livros com história não verbal ( história muda ) para que possam desenvolver a oralidade, ao contarem com as próprias palavras o que entendem das cenas do livro. Dessa forma, cada aluno irá contar uma história diferente para os demais na classe. 

5)   No laboratório de informática :
Uso do software HAGAQUE,  para que os alunos possam desenvolver histórias simples de quadrinhos e digitá-las.
Avaliação
  • A avaliação se dará ao longo do projeto  por meio da observação e do registro das atividades feitas pelos alunos que deverão ser arquivadas em um portfólio para que o professor possa acompanhar melhor o avanço dos mesmos na leitura e na escrita.
  • Compare o registro da avaliação diagnóstica inicial de cada aluno no que diz respeito a leitura e a escrita. Reveja procedimentos de ensino para ajudar seus alunos a avançarem na construção do sistema alfabético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário